A Autoafirmação
Durante séculos o ser humano
parece trilhar por caminhos complexos. Seu orgulho não o permite admitir isso,
então sua trilha se torna mais cansativa. Ele adiciona mais uma tarefa em sua
jornada: a autoafirmação. O homem tenta provar para si mesmo que é um bom
filho, bom homem, bom marido, uma pessoa “normal”. Se ele encontra alguma
objeção em relação a seus valores, então as coisas pioram, ele vai se esforçar
para provar os seus valores. Tudo é mais complicado quando se vive e se se
submete a uma sociedade impositiva, uma ditadura social, onde se é obrigado a
entrar num grupo, um meio comum.
Existe essa necessidade, que gera
conflitos internos tão intensos que conseguem por fim, trazer guerras
interiores, quando o homem é derrotado por estas guerras, surgem doenças psicológicas.
A depender da personalidade, as guerras se exteriorizam, começa por alvo que se
assemelha ao inimigo interior, que não foi vencido. Junto com essa exteriorização
vêm os crimes, as fobias, as brigas, contradições e etc.
A autoafirmação se torna
extremamente cansativa naqueles que tentam provar o que não são, o que não têm,
o que não foram.
A partir do momento em que ele se
aceita, se ama, se valoriza pelo que é, as coisas se tornam mais simples. Se existe
amor-próprio, não existe essa necessidade em momento algum. Quando existe o
vazio, a falta de amor-próprio, deve-se atentar para o caminho por onde andou,
se for o caso, mudar a rota é uma excelente opção, se isso parecer não
adiantar, a saída é mudar o próprio ser, mudar por dentro, é uma metamorfose difícil,
mas dá certo.
Em alguns momentos, a
autoafirmação pode ser uma aliada importante, quando encontramos obstáculos,
somos obrigados a mostrar nossas forças. Quando nos conhecemos bem, não
sentimos a necessidade de provar nada a ninguém, apenas tentamos provar para
nós mesmos que podemos melhorar sempre.
M.R.
M.R.
Comentários
Postar um comentário