Intolerância Religiosa
Ela existe faz tempo. Os principais eventos de perseguição, tratados na história, são contra o Cristianismo. Quando os Romanos e até Judeus perseguiam quem professasse fé no Cristo. Então, apos o estabelecer essa religião (a preço de muitas mortes, começando com seu principal mentor, Jesus), ela se alastrou por muitos países de maneira, posso até dizer: Ditatorial. Ocasionando o fim de outras culturas, vidas, costumes, historias e etc...
Aqui no Brasil, o cenário não foi tão diferente. Os Jesuítas 'evangelizaram' os índios, mas não foi só isso, essa imposição matou os donos dessa terra. Só que no meio desse barco haviam negros, trazidos como escravos. Eles mantinham sua fé sob qualquer preço. Fizeram bom uso do sincretismo religioso para isso.
Atualmente, tudo parece caminhar para o respeito (não ecumenismo) entre as religiões. Só que percebemos, ao mesmo tempo, uma guerra entre os Cristãos (não me permito excluir nenhuma denominação) contra os demais Espiritualistas (candomblecistas, espíritas, umbandistas e etc...). Vejo bastante, a propagação de mentiras que são bombardeadas a todo o momento para os dois lados (Me sinto a vontade para afirmar a existência dessa guerra, pois meus pés já pisaram nos dois lados).
Resumindo, o que vejo é o seguinte:
O povo que foi perseguido (Cristãos) tornou-se perseguidor (de qualquer religião que não seja cristã), e ao mesmo tempo, vejo que os novos perseguidos estão revidando com a mesma moeda. Logo teremos os cristãos perseguidos novamente, e daí fica a impressão de que esse ciclo vicioso não se fecha nunca.
Aqui no Brasil, o cenário não foi tão diferente. Os Jesuítas 'evangelizaram' os índios, mas não foi só isso, essa imposição matou os donos dessa terra. Só que no meio desse barco haviam negros, trazidos como escravos. Eles mantinham sua fé sob qualquer preço. Fizeram bom uso do sincretismo religioso para isso.
Atualmente, tudo parece caminhar para o respeito (não ecumenismo) entre as religiões. Só que percebemos, ao mesmo tempo, uma guerra entre os Cristãos (não me permito excluir nenhuma denominação) contra os demais Espiritualistas (candomblecistas, espíritas, umbandistas e etc...). Vejo bastante, a propagação de mentiras que são bombardeadas a todo o momento para os dois lados (Me sinto a vontade para afirmar a existência dessa guerra, pois meus pés já pisaram nos dois lados).
Resumindo, o que vejo é o seguinte:
O povo que foi perseguido (Cristãos) tornou-se perseguidor (de qualquer religião que não seja cristã), e ao mesmo tempo, vejo que os novos perseguidos estão revidando com a mesma moeda. Logo teremos os cristãos perseguidos novamente, e daí fica a impressão de que esse ciclo vicioso não se fecha nunca.
Comentários
Postar um comentário